Como ir de Heathrow ao centro de Londres

Senhores passageiros, bem-vindos a Londres, aeroporto de Heathrow! A temperatura externa está a 10 graus Celsius, tempo com uma leve chuva, solicitamos que permaneçam sentados até a completa parada desta aeronave e o aviso de atar os cintos seja desligado…

Nesse momento a emoção aumenta, estamos chegando!!!

Nesse momento a emoção aumenta, estamos chegando!!!

Ufa, pousamos. Aos poucos, a tensão de pouso que sempre tenho é substituída pela emoção de ter chegado ao destino… Agora sim começaremos mais uma viagem à Europa. Descemos da aeronave maravilhados com o tamanho desse aeroporto, também o maior da Europa e terceiro maior aeroporto do mundo em movimentações ao ano deve intimidar mesmo!!!  Veja mais nesse post aqui.

Pegamos os intermináveis corredores até a imigração e enfrentamos uma das maiores filas até hoje. Após milhares de perguntas que tentava responder o mais calmamente possível, recebemos nossos passaportes carimbados e um desejo de boas vindas da atendente, agora sim, o coração quase explode de tanta felicidade… Após pegar as malas, enfim, chegou a hora mais estressante para muitos: como sair do aeroporto?

No gigantesco aeroporto de Heathrow, no terminal 5, procurando a saída.

No gigantesco aeroporto de Heathrow, no terminal 5, procurando a saída.

Como ir de Heathrow ao centro de Londres?

Hoje contaremos como chegar ao centro de Londres de metrô, para nós a melhor forma e mais econômica.

Chegamos no Terminal 5 e fomos seguindo os sinais que diziam “Follow signs to Trains”,  até chegar ao Heathrow Terminal 5 (há também uma estação do Terminal 4 e outra para os terminais 1,2 e 3). Lembrando que o aeroporto fica na zona 6 de Londres, pegamos um bilhete na própria estação para a zona 1, que é o centro, custando apenas  ₤5,70. A linha é a Piccadilly Circus, a azul marinho, uma das mais utilizadas de Londres. Se você tiver sorte de ter o hotel pertinho de uma de suas estações é melhor ainda! Demoramos aproximadamente 50 minutos para chegar ao hotel.

Pegamos o metrô vazio, afinal era ponto final da linha, assim não tivemos dificuldade de acomodar nossas bagagens. Como nosso hotel ficava na Trafalgar Square, tivemos que fazer uma baldeação na Piccadily Circus para a linha marrom, a Bakerloo Line, descendo na estação Charing Cross.

Viagem confortável e tranquila de metrô... Como era ponto final dava para irmos sentados...

Viagem confortável e tranquila de metrô… Como era ponto final todos viajavam sentados…

De olho na dica:

Tivemos um pequeno infortúnio na chegada. Infelizmente por ser um dos metrôs mais antigos do mundo, algumas estações de Londres não estão adaptadas para pessoas com necessidades especiais ou com muitas malas… Não carregamos muitas, apenas uma para cada um, fora a bagagem de mão. A minha ainda tinha uma outra mala dentro, afinal iríamos ficar três semanas na Europa, portanto, todas estavam um pouco pesadinhas…

Ainda bem que na estação inicial havia escada rolante... Imagina subir isso tudo com malas?

Ainda bem que na estação inicial havia escada rolante… Imagina subir isso tudo com malas? Não podemos falar o mesmo da Charing Cross Station…

Assim que chegamos na Charing Cross vimos que não haviam escadas rolantes ou elevador. Tivemos que enfrentar dois lances de escada puxando as bagagens até lá em cima!!! Ainda bem que uma alma caridosa ajudou minha esposa pois me faltou uma terceira mão para ajudá-la… Depois disso recomendamos que se tiver necessidade de fazer baldeação, verifique a acessibilidade das estações, ou desça em uma acessível e pegue um táxi ou ônibus, ou ainda, faça muito exercício físico antes de viajar e enfrente as escadas! Veja um mapa das estações acessíveis aqui.

O mapa de metrô de Londres. Veja um mapa das estações acessíveis aqui.

O mapa de metrô de Londres. Veja um mapa das estações acessíveis aqui.

O cansaço foi logo superado ao andarmos pelas ruas até chegar ao hotel… Que felicidade! Estávamos em Londres!!! Surtamos mesmo quando vimos a nossa primeira cabine telefônica e largamos as malas no meio da calçada para tirar nossa primeira foto nesse ícone britânico… Estava meio mal cuidada e pixada, durante os próximos dias até achamos outras mais bonitinhas, mas aquela teve todo o gostinho especial pois havíamos conseguido sair com facilidade do maior aeroporto da Europa e chegar ao nosso destino ilesos!!!

Não há como esconder a felicidade desses dois turistas nas terras da rainha, pausa para foto na primeira das milhares de cabines telefônicas...

Não há como esconder a felicidade desses dois turistas nas terras da rainha, pausa para foto na primeira das milhares de cabines telefônicas…

Outras Opções:

Claro que há outras opções de transporte do Heathrow para o centro de Londres, vamos citar aqui algumas, que não tivemos experiência mas estavam nos nossos roteiros como “planos B”, caso fossem precisos – espero que lhe ajudem…

01 – Heathrow Express

Uma modalidade mais rápida que leva do aeroporto à estação de Paddington sem escalas em apenas 15 minutos, e de lá você poderá pegar metrô para qualquer lugar de Londres. Porém custa um pouco mais, aproximadamente ₤21,00. Passa de 15 em 15 minutos de 5:00 às 24:00.

O trem Heathrow Express, conforto e rapidez, mas a um custo maior.

O trem Heathrow Express, conforto e rapidez, mas a um custo maior. Foto de: rino54 cc.

02 – Táxi

Esta é a opção mais cara e dependendo de trânsito pode ser demorada, apenas tem vantagem de deixar você na porta do hotel e não precisa ficar carregando malas. Custa geralmente umas ₤72,oo a viagem.

03 – Ônibus noturno N9

Se você chegar entre 00h e 05:30h (não foi nosso caso) e não quiser ir de táxi há essa opção de transporte que te leva até a Trafalgar Square. Parte do Terminal 5 e demora mais de uma hora até seu destino.

04- Outras

Há ainda algumas empresas que fazem transfer, mas não pesquisamos pois preferimos a opção do metrô, afinal quando fomos, a libra estava uma bagatela de QUATRO reais!!!

Boa viagem…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários sobre “Como ir de Heathrow ao centro de Londres

  1. Jorge

    O Heathrow Express tem uma promoção para quem compra com 90 dias de antecedencia. Comprei agora duas passagens por €20.00 para duas pessoas.

  2. Wellington Batista

    Olá bom dia. Parabéns pelo site, gostei muito das dicas.

    Estarei indo a Londres daqi duas semanas e a minha dúvida é com respeito ao valor da passagem de metro de Heathrow até o Centro.

    Você colocou no post que você pagou £ 5,70, você comprou um bilhete unico, ou usou o oyster? E se foi bilhete, você usou o mesmo na baldeação ou teve de comprar outro?

    Fico no aguardo, obrigado e mais uma vez parabens pelo site.

    1. MaeMy Autor da Postagem

      Olá eu comprei bilhete único e fiz uma baldeação.
      Não comprei o Oyster pois quis aproveitar a promoção 2 por 1. Comprando posteriormente um travelcard de papel na estação de trem Charing Cross station.
      Saiba mais sobre essa promoção no nosso outro post “Como economizar em Londres“.
      Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: