Já fomos – Preparando a viagem

Conheça agora a maratona que sempre enfrentamos quando estamos preparando a viagem. A cada dia que passa a ansiedade vai aumentando, o estômago começa a embrulhar, o sono já não é mais tão tranquilo. Não sei porque, mas quanto mais distante for o destino, a ansiedade é maior… Dessa vez, atravessaremos novamente o Oceano Atlântico novamente rumo ao Velho Mundo (adorooo)… Acabamos de vir de uma viagem e já engatilhamos outra… Estaremos curtindo Londres, voltando a Paris e flanando por Madri. Diagnóstico fechado: Somos “Triphoolics”!!!

Planejando a viagem...

Planejando a viagem…

O tempo está sendo cada vez mais o nosso inimigo. Do nada, apareceu a oportunidade e nossa viagem já começou: entre comprar as passagens e o embarque não passou mais de 5 meses… Achou muito? Nossas viagens anteriores eram programadas num intervalo de 8 a 12 meses… E para nós, detalhistas como somos, esse prazo foi bem hardcore!!! Mas por que?

  • Escolha dos destinos

Simplesmente tivemos que escolher os destinos para se visitar em 20 dias na Europa. E ainda, dividir esses míseros 20 dias entre as três cidades escolhidas, tanta coisa para fazer e ver!!! Acho graça que alguns fazem três cidades européias em 6 dias e que nesses vinte dias visitaria toda Europa ocidental!!! Pessoalmente, achamos que isso é queimar dinheiro. Se você tem apenas seis dias, então vá apenas uma cidade!

Muitos destinos ainda a visitar... Escolha difícil...

Muitos destinos ainda a visitar… Escolha difícil…

Muitos nos perguntam, mas como vocês vão para outro país sem nenhuma agência de viagens? Nós sempre fugimos de agências de viagens – até tentamos uma vez, mas vimos que não compensava. Vamos ser honestos, preferimos muito mais criarmos nossa própria viagem desde o início – desde a programação – e personalizar a viagem para que fique totalmente do nosso jeito… Sentar numa agência de viagens e montar o cronograma já arquitetado por outra pessoa, com poucas opções de personalização é mais uma vez queimar dinheiro! Sinto muito quem vive no ramo, mas não somos muquiranas, apenas pensamos da seguinte forma: a agência de viagens tem que lucrar! Claro que lucram conseguindo preços mais em conta de hotéis e passagens, mas será que nunca repassa uma margem dos lucros para o seu cliente bancar, pela comodidade do “tudo pronto”? Fora isso, vejo que para diminuir os custos da viagem e aumentar a venda, elas acabam te colocando num hotel meio distante, ou no centro porém meio decadente… Ou atrações duvidosas… Mas, se você é preguiçoso e não tem coragem de pesquisar e fechar tudo sozinho, contrate uma agência então.

E como preparar-se para encarar AQUELA viagem?  Veja o passo a passo de nossas viagens de um modo geral:

  • Compra passagens aéreas e terrestres

Destinos escolhidos, seguimos à compra das passagens aéreas e terrestres via trem – é muito bom viajar de trem na Europa, pena que aqui quase não temos esse meio de transporte. Sempre encontramos um grande problema quando há mais de um destino: a ordem dos destinos ALTERA A SOMA… Além de pesquisar pelos preços dos voos (que dia ir mais em conta, e voltar?) ainda temos por qual cidade começar, qual será a segunda, e a última? São múltiplas formas de arranjo desta viagem, e ilude-se que acha que no fim dá no mesmo… A diferença do custo da viagem só em mudar a ordem dos destinos é gritante!

Outra dúvida, como ir de uma cidade para outra? Trem? Avião? Busão? – enfim, fazemos pesquisa e mais pesquisa e muitas pesquisas… Isso costuma demorar um bocado. A dica é ter paciência e esperar aquelas promoções que vez ou outra aparecem.

Viajar a dois é melhor ainda...

Viajar a dois é melhor ainda…

  • Escolher os hotéis.

A segunda etapa é tão demorada quanto a primeira. Aqui nós perdemos muuuuito tempo mesmo diante de tantas possibilidades. Quer um conselho? Fique sempre em meio às atrações, mas fuja dos muquifos… Procure sempre bairros de localização mais próxima à maior concentração de atrações (a maioria das vezes no centro). Costumam ser um pouco mais caros, mas você economiza em transporte e desgaste físico (pense nisso, nem sempre economia é um bom negócio)!!! Vale a pena usar sites/blogs em que pessoas postam comentários de como foi a estadia, ajuda e muito na nossa escolha…

  • Seguro de Viagem

Escolhidas as passagens mais econômicas  e reservados os hotéis,  segue o seguro de viagem (obrigatório na Europa – mas recomendado em qualquer viagem). Através dele, se houver algum imprevisto ou problema de saúde você garantirá seu atendimento ou internação sem ir à falência.

E agora? O pesado começa agora – mas que nos agrada muito…

  • Pegar informações das atrações 

Comprar guias turísticos / revistase ler de cabo a rabo.

Pesquisar na internet em blogs sobre os locais e pegar valiosíssimas informações – onde é furada, o que não podemos deixar de ver, dicas para aproveitar ao máximo sua estadia, etc.

Livros, revistas e até internet ajudam muito no planejamento da viagem....

Livros, revistas e até internet ajudam muito no planejamento da viagem….

  • Fazendo o roteiro

Começar a rascunhar o roteiro. – Somos um pouco detalhistas, então, nada de chegar ao destino e se deixar levar… Há quem goste disso, mas, com certeza, perderíamos muitos locais que passaríamos ao lado sem saber…

  • Comprar entrada de atrações com certa antecedência.

Comprar ingressos para atrações com antecedência as vezes te dá um bom desconto ou até melhor posição no teatro, por exemplo.

  • Fazer reservas em alguns restaurantes.

Confesso, tenho que aprender a largar um pouco a cultura brasileira de deixar para reservar os restaurantes nos últimos instantes. Não gosto muito de “engessar” demais a viagem. Às vezes temos que deixar de visitar algo ou curtir mais um pouquinho pois estamos em cima da hora da reserva e lá ninguém espera por nós.

  • Fazer as malas. 

Isso, meus caros amigos, já começa a ser feito com duas semanas de antecedência!!! Aos poucos vamos juntando as parafernálias eletrônicas e seus respectivos cabos, os casacos e outras coisas mais, para não deixar acumular para os últimos dias (quando o estresse chega ao limite)…

Malas prontas, agora é só embarcar...

Malas prontas, agora é só embarcar…

Separar os documentos… Na medida do possível vamos separando o que não podemos esquecer. Não deixe isso para o final!!!

Embarcar e curtir…

Agora é só aproveitar ao máximo a viagem. Curtindo cada minuto e ao chegar em casa, desfazer as malas e começar tudo outra vez…

Os triphoolics embarcam em mais uma viagem...

Os triphoolics embarcam em mais uma viagem…

Enfim, essa maratona toda compensa no final.

Bon voyage para todos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário sobre “Já fomos – Preparando a viagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: