Duas faces do Rio de Janeiro…

Rio de Janeiro, como não postar sobre essa cidade?!?! Para a maioria a cidade maravilhosa, para nós mais uma cidade maravilhosa…

É com satisfação que fazemos o primeiro post da famosa Rio, uma cidade que vive eterna alta temporada… Cidade bonita, de céu azul quase o ano todo e bem pertinho do nosso Espírito Santo – os cariocas são nossos chegados… 

Centro do Rio, ao fundo a Igreja da Candelária...

Centro do Rio, ao fundo a Igreja da Candelária…

Uma cidade onde tudo acontece, um palco também de grandes eventos. Além de muitos pontos turísticos, badalações, teatros, o RJ abriga grandes e famosos restaurantes, outros nem famosos assim, mas ainda maravilhosos! 

Depois de tantas idas ao RJ, vamos passando aos poucos para vocês as nossas dicas e impressões da cidade. Espero que gostem!!!

Como podem perceber, quase nunca inauguramos a cidade aqui no blog pela atração mais TOP. Preferimos apresentar nuances ou detalhes às vezes pouco explorados pelos demais blogs, do que ir direto à cereja do bolo… E hoje daremos dicas de dois lugares, se engana quem disser Pão de açúcar e Corcovado (que um dia terão sua vez), mas faremos um breve paralelo entre o centro do Rio e o famoso bairro de Copacabana.

Centro, perambulando pela Av Presidente Getúlio Vargas

Centro, perambulando pela Av Presidente Getúlio Vargas

 

O centro, movimentadíssimo, é onde fica a famosa Avenida Presidente Getúlio Vargas, a Igreja da Candelária, a Central do Brasil (eternizada pelo filme de Walter Salles), o comando das Forças Armadas, muitos bancos, escritórios e um comércio muito popular, o Saara. Apesar da parte histórica, de prédios belíssimos e uma arquitetura linda e outros locais meio abandonados (citamos com exemplo a Praça da República – quanta decadência!!!), a atração que mais chama a atenção do público é o Saara!!! Um amontoados de lojinhas, ambulantes, vendedores gritando nas portas das lojas, gente passando de um lado para o outro, os produtos que não cabem na loja ficam amontoados nas calçadas ou até na rua… Tudo isso acontece ali e o povo faz a festa!!!

Nós, particularmente, não gostamos muito daquele “carnaval”, já fomos algumas vezes e a multidão nos oprimia… Ali você encontra facilmente coisas de casa, eletrônicos, brinquedos, roupas e artesanato, armarinhos, lojinhas de acessórios e bijuterias, até algumas lojas mais carinhas, bem como joalherias…

Copacabana - uma das mais movimentadas praias do Brasil.

Copacabana – uma das mais movimentadas praias do Brasil.

Já o famoso bairro de Copacabana abriga a praia mais badalada do país… Também possui prédios antigos, comércio, escritórios, hotéis, uma grande variedade de restaurantes… É um bairro muito queridinho para o turista. A maioria das vezes que fomos ficamos em hotéis nesse bairro e amamos… O calçadão de Copacabana é conhecido pelo mundo inteiro e retratado em obras de arte, roupas, chinelos, guarda chuva e muito mais… Esse ícone é o terceiro mais conhecido do rio no mundo todo, perdendo para Cristo Redentor e Garota de Ipanema, apenas. Copacabana é também o palco da maior virada do ano no planeta (concorrendo com a da Times Square em NY), na nossa opnião é tão bonita quanto!!! Mesmo com toda popularidade e “turistada”, não perdeu aquele jeitinho de bairro de cidades do interior, com idosos pelas praças e crianças sendo levadas para passear e brincar.

A nossa queridinha foi a Av. Nossa Senhora de Copacabana, ótimo lugar para umas comprinhas, para fazer a festa com lembrancinhas, para um lanche, almoço e jantar, até um cineminha à noite para encerrar o dia… Encontramos tudo isso ali e por essa avenida fazíamos longos e ótimos passeios. Para aqueles amantes dos globais, era bem comum encontrarmos vários por ali, em nossas andanças, mesmo que estes prefiram mais Leblon e Ipanema…

 

Rio de Janeiro 30 graus. Mas sensação de quarenta!

Rio de Janeiro 30 graus. Mas sensação de quarenta!

 

Outra coisa que nos impressionou muito foi a quantidade de lanchonetes de sucos… Sendo uma cidade fervilhante quase o ano todo (ainda bem que não pegamos os 40 graus, mas uns 30°C), a cidade é recheada de casas de sucos. Muito comum ver turistas e cariocas darem uma passadinha por elas e pedir aquele suco geladinho e dos mais variados sabores… Ponto para os cariocas no quesito saúde!!!

Só uma observação: assim como toda cidade muito turística e populosa, fiquem atentos com a criminalidade! Nunca nos aconteceu nada e nem vimos nada no RJ, mas também nunca ficamos dando mole na rua. Os próprios guias turísticos da cidade informam os perigos de turistar em certos lugares ou horários.

 

Fundos de Copacabana, vista para o Cristo.

Fundos de Copacabana, vista para o Cristo.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: