Leonardo Express: De Fiumicino ao centro de Roma

Escolhemos a forma mais rápida de ir do aeroporto de Roma, o Fiumicino, ao centro da cidade: o Leonardo Express. Hoje falaremos sobre a experiência que tivemos, inclusive o passo-a-passo da compra dos tiquetes. É sempre um desafio ao turista ter que encontrar a saída de um grande aeroporto e o maior pesadelo é ter que escolher qual meio de transporte que seja o mais adequado para chegar ao centro da cidade. Já contamos sobre nossa experiência em Londres (neste post aqui), agora é a vez de Roma…

Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci, ou Fiumicino

Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci, ou Fiumicino

Chegamos ao Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci (o Fiumicino) no início da tarde, passamos pelo processo de desembarque rapidamente, visto que vínhamos de um vôo da Holanda, pegamos as malas e meio atordoados seguimos o rumo…

Um choque na chegada

A tensão nessas horas é sempre grande, misturada com um alívio pelo vôo ter chegado ao destino, seguimos para um balcão de atendimento ao turista e tivemos nossa primeira surpresa italiana. Dei uma Buongiorno e pedi informações sobre onde pegaria o trem Leonardo Express e o atendente, já de certa idade, parou de ler seu jornal  e olhou sério dizendo rispidamente: “Non parlo inglese!” E voltou a ler seu jornal, ignorando os turistas atônitos diante dele… O quÊ??? Um atendente de balcão para turistas, em pleno aeroporto internacional, que não fala inglês??? Será que essa foi a primeira experinecia com alguns italianos mau-humorados? Tivemos outra em Veneza, mas podemos garantir que isso na Itália não é comum… Depois de um “prego”, seguimos baratinados olhando todas as placas… Um bom tempo depois fomos seguindo as placas azuis indicando os trens… Pegamos intermináveis corredores até chegar à estação de trens, ou “Stazioni feroviaria”.

Só seguir o trem que você chega à estação, uma boa caminhada até lá...

Só seguir o trem que você chega à estação, uma boa caminhada até lá…

Dali partem o Leonardo Express, que demora por volta de 31 minutos para chegar à Estação Termini. Já os “trenis regionales” podem demorar o dobro e sem nenhum conforto.

Enfim, chegamos vivos à estação de trens do aeroporto.

Enfim, chegamos vivos à estação de trens do aeroporto.

Chegamos às máquinas de auto atendimento pois as compras no guichê e na tabacaria (que também vende os bilhetes) estavam com fila, enquanto as máquinas da Trenitalia estavam dando sopa… Decidimos comprar com o cartão de crédito, mas estávamos um pouco receosos, com medo de não entender, dessa vez a máquina falava inglês!!! Ufa.

Havia fila para compra de bilhetes no guichê, por isso as máquinas de auto-atendimento foram bem convidativas...

Havia fila para compra de bilhetes no guichê, por isso as máquinas de auto-atendimento foram bem convidativas…

Passo-a-passo como comprar seus bilhetes:

Você poderá comprar seus bilhetes no guichê da Trenitalia, ou em uma Tabacaria que fica ao lado, mas também pode optar pelas máquinas de auto-atendimentos.

Os bilhetes

Os bilhetes

Segue o passo a passo dessa máquina, pode parecer meio bobo, mas ajuda bastante para tirar o medo dessas máquinas de auto-atendimento. As imagens foram feitas com celular, portanto a qualidade é inferior… sorry.

Tela inicial, é só selecionar Roma Termini

Tela inicial, é só selecionar Roma Termini

Escolha o próximo horário de trem.

Escolha o próximo horário de trem.

Selecionado o horário, é só clicar em "select". Obs - todos os vagões do Leonardo são considerados primeira classe.

Selecionado o horário, é só clicar em “select”. Obs – todos os vagões do Leonardo são considerados primeira classe.

Seleciona a quantidade de bilhetes, selecionamos dois adultos.

Seleciona a quantidade de bilhetes, selecionamos dois adultos.

Continue a compra clicando em "forward"...

Continue a compra clicando em “forward”…

Confira a compra e clique em purchase para finalizá-la.

Confira a compra e clique em purchase para finalizá-la.

Escolha o pagamento com cartões, selecione o seu..

Escolha o pagamento com cartões, selecione o seu..

Só digitar a senha do seu cartão. OBS - alguns cartões VISA só aceitam 4 dígitos na Europa e aqui no Brasil a senha geralmente é de seis dígitos. Daí é só digitar os quatro primeiros da sua senha de seis dígitos. Aqui aceitou meus seis dígitos, vai se entender...

Só digitar a senha do seu cartão. OBS – alguns cartões VISA só aceitam 4 dígitos na Europa e aqui no Brasil a senha geralmente é de seis dígitos. Daí é só digitar os quatro primeiros da sua senha de seis dígitos. Aqui aceitou meus seis dígitos, vai se entender…

Agora é só esperar a impressão de TODOS os bilhetes - não saia antes de conferir se todos forma impressos...

Agora é só esperar a impressão de TODOS os bilhetes – não saia antes de conferir se todos forma impressos…

Os bilhetes cairão ali naquela caixinha de vidro...

Os bilhetes cairão ali naquela caixinha de vidro…

Como um passe de mágica, voilá!!! apareceram os bilhetes, um de cada vez!!!

Como um passe de mágica, voilá!!! apareceram os bilhetes, um de cada vez!!!

Bilhetes em mãos é bom conferir se tá tudo certinho

Bilhetes em mãos é bom conferir se tá tudo certinho

Embarcando no trem

Como trata-se de um trem sem paradas, e partir a cada 30 minutos, o Leonardo Express foi a melhor escolha, apesar do seu alto custo (14 euros) por cada trajeto (28 euros – ida e volta). É considerado primeira classe, com poltronas confortáveis e muito espaço para bagagens.

Esse é o trem Leonardo Express, para nós uma ótima experiência para chegar em Roma...

Esse é o trem Leonardo Express, para nós uma ótima experiência para chegar em Roma…

Vale lembrar que você deverá validar seu bilhete nas máquinas das plataformas antes de embarcar no trem. Não é brincadeira: se for pego em viagem com o bilhete sem validar, poderá pagar multa de 100.00 euros!!!

Em hipótese alguma: não se esqueça de validar seus bilhetes nessas maquininhas antes de embarcar!!!!

Em hipótese alguma: não se esqueça de validar seus bilhetes nessas maquininhas antes de embarcar!!!!

Todos os vagões são primeira classe e não há reserva de assentos, poranto poderá entrar em qualquer uma das portas. Só verifique se seu trem está identificado como Leonardo Express, para não pegar o trem errado… Por favor, não me vá sair correndo com suas malas pela plataforma só porque a porta dos vagões ao lado se abriram e a sua estiver fechada. Se a sua porta estiver fechada, é só apertar o boão que ela abrirá… Está achando um absurdo? Nós vimos uns turistas desavisados fazerem isso!

Sentados confortavelmente no vagão aguardando chegar em Termini... Não há marcação de assentos, pode escolher o seu...

Sentados confortavelmente no vagão aguardando chegar em Termini… Não há marcação de assentos, pode escolher o seu…

Meia hora depois chegamos à Estação Termini. Decidimos seguir de táxi ao hotel…

Estação Termini, no coração de Roma. Pena que não temos foto melhor...

Estação Termini, no coração de Roma. Pena que não temos foto melhor…

Um Golpe em Roma

Outra dica!!! Nunca pegue táxi em Roma sem a credencial de táxi na porta do veículo. Muitos taxistas clandestinos param seus carros brancos na frente e te abordam oferecendo táxi. nós inocentes quase caimos num golpe, chegam solícitos pegando suas malas e já colocando no bagageiro dos carros, quando percebi que não havia o adesivo de Comune di Roma na porta.

Cuidado com os táxis clandestinos. Uma máfia muito articulada age descaradamente na cidade. Se não tiver esses adesivos identificando táxi da "Comune di Rome" caia fora...

Cuidado com os táxis clandestinos. Uma máfia muito articulada age descaradamente na cidade. Se não tiver esses adesivos identificando táxi da “Comune di Roma” caia fora… Sorte que já havia lido sobre eles…

Expliquei onde era o nosso hotel e o sujeito falou que ficava em 30 euros!!! Acredita? Mais caro do que o trem Leonardo Express!!! Como eu já havia lido em outros blogs sobre isso questionei e o mesmo quase que jogou nossas malas longe esbravejando!!! Pegamos o táxi credenciado que também fica na porta e não gastamos cinco minutos para o hotel, a um custo de 8 euros!!! Isso mesmo, os golpistas queriam nos dar um calote de 22 euros…  Imagine quantos turistas desavisados caem nesse golpe…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

29 comentários sobre “Leonardo Express: De Fiumicino ao centro de Roma

  1. Natália

    Olá! Adorei suas dicas, foram ótimas!!
    Só uma dúvida, na hora de comprar o bilhete de trem na maquina, ela aceita dinheiro tb ou só cartão?

  2. Alexandre

    Bom dia. Primeiramente gostaria de parabenizá-los pelas orientações com riqueza em detalhes. Viajo em março/2017 para Londres, com conexão de 10 horas em Roma. Então gostaria de saber quais os melhores pontos turísticos, ou lugares para conhecer, no centro de Roma ou proximidades, a partir da estação Termini, considerando esse período disponível de 10 horas. Chego às 7 da manhã e o voo de partida às 17:20, horário Roma. Desde já lhes agradeço.

    1. MaeMy Autor da Postagem

      Dez horas da para ver um pouquinho de Roma, não deixe de ir ao Panteao, à Fontana di trevi, ao Coliseu e foro Romano. Se tiver disposição, dar um pulo no Vaticano também valeria a pena. Infelizmente dez horas você não poderá curtir muito de cada lugar se quiser ver mais atrações…

  3. Ângela Perotti

    Parabéns pelo post e pela explicações!
    Adorei “achar” vcs.

    Vou me hospedar ao lado do terminal Termini,e então já comprei pela internet o bilhete Leonardo Express de ida para o Aeroporto Fiumicino (mais por uma questão de organização da viagem).
    E agora lendo o post me surgiu uma dúvida: o bilhete que comprei pela internet eu imprimi em folha A4. Tenho que validá-lo?
    Obrigada desde já a atenção 😉

    1. MaeMy Autor da Postagem

      Se ele já tiver um QrCode provavelmente não, só não pode esquecer e levar impresso por garantia o bilhete que te enviaram por email.

  4. Rodrigo Bastos

    Olá,
    Primeiramente parabéns pelo nível de detalhamento das orientações.
    Chegarei em Roma e preciso ir para Trastevere e não Termini. Posso utilizar o mesmo trem o leonardo? Fiquei confuso, pois vi pessoas mencionarem o FL1 como opção (que acho que deve ser o regionale, correto?) e o Leonardo. Estava mais propenso a pegar o trem Leonardo pelo conforto e rapidez, mas queria confirmar se é viável.
    Muito obrigado

  5. Rodrigo

    Olá, parabéns, ótimo post

    Uma dúvida. Estou indo para Roma em Junho/2016, gostaria de saber se as “máquinas de auto atendimento” de compra dos bilhetes aceitam pagamento em dinheiro? Ou apenas cartão de crédito.

    1. MaeMy Autor da Postagem

      Olá Rodrigo.
      Para compras em dinheiro deverá seguir para a tabacaria ao lado das máquinas.
      Valeu e boa viagem…

      1. Rodrigo

        Muito obrigado pela resposta.

        Uma outra dúvida. Mesmo eu comprando o bilhete no guichê ou tabacaria preciso validar os bilhetes nas “maquininhas”?

        Muito obrigado.

  6. GUNNAR RAUERT PEREIRA

    Gostaria de sugestões de hotéis econômicos em Roma, Nápoles, Firenze, Padua, Verona e Milão. Obrigado pela dicas que li e reli no blog. Muito legal, parabéns por ajudar os outros viajante.
    Rio de Janeiro, Brasil.

    1. MaeMy Autor da Postagem

      OI Gunnar, Gostamos de usar os sites Booking.com ou TripAdvisor para escolher o hotel que é mais nosso perfil, pois através deles conseguimos ver os comentários dos outros viajantes que tiveram experiências com eles. Não podemos falar de hotéis que não conhecemos, por isso recomendo visitar esses sites.
      Boa viagem!

  7. Flavio

    Vamos para Roma dia 18/05 e depois para Florença. Gostaria de saber se Existe e onde posso comprar passagem de trem direto de Florença para o Aeroporto Leonardo Da Vinci?
    Outra duvida é quanto a Carteira de Motorista, preciso ter a internacional?

    1. MaeMy Autor da Postagem

      Olá Flávio. Trem direto de Florença ao Aeroporto Leonardo sem passar pela Estação Termini(Roma) não há não. Quanto à carteira, é bom fazer a sua internacional (PID).

  8. Juliana

    Olá!

    Vou pra Roma em junho, e já tenho vôo comprado para Paris no dia 16 saindo de Fiumicino as 9:25 h. Dia 15 queria ir pra Veneza, aí queria pegar um trem noturno de Veneza a Roma que chegará em Termini as 6 h da manhã no dia 16. Aí queria pegar esse trem Leonardo para ir ao Aeroporto. Vocês sabem a partir de que horas esse trem começa a circular? Será que esse trem que virá de Veneza tem risco de atraso? Estou com medo de não conseguir pegar meu vôo a Paris a tempo…

    1. MaeMy Autor da Postagem

      Olá Juliana.
      O site Trenitalia disponibiliza vendas de passagens do Leonardo express a partir de 05h35, acredito que seja esse o horário de início. Os próximos horários são 06h05 e 06h35, em diante (sempre de 30 em 30 minutos). O site informa que esse serviço é garantido todos os dias do ano e, inclusive, em períodos de greve. Vai ficar um pouco puxado e cansativo, mas vocês conseguem.
      abraços.

    1. MaeMy Autor da Postagem

      Olá Márcia. Agradecemos por gostar do nosso serviço a ponto de recomendá-lo em seu blog. Para nós será um prazer! Abraços.

  9. Ruth

    Vamos chegar vindo de Florença em Roma Termini e de lá pretendemos pegar o Leonardo Express para Fiumucimo , pois temos um vôo para outro país da Europa.
    Queríamos já estar com a passagem do Leonardo Express comprada. Quanto tempo de intervalo devemos dar entre a chegada do trem de Florença e a partida do Leonardo Express? É longe ? Estaremos com malas de mão e somos meio lentos para achar o caminho .
    E se for rápido e chegarmos mais cedo a ponto de ser possível embarcar em um trem Leonardo Express mais cedo ? Conseguimos embarcar com o mesmo bilhete ou é preciso trocar no guichê ?
    Obrigada !

    1. MaeMy Autor da Postagem

      Olá Ruth, eu não recomendo já estar com passagens do Leonardo Express compradas para o aeroporto pois, como pode ver no post, a compra é bem prática e rápida. Além do mais imprevistos acontecem em viagens e pode ser que vc perca sua compra por um atraso de cinco minutos! Já pensou? Assim como no aeroporto, na Estação Termini há vários guichês para compra de seus bilhetes e esta é bem sinalizada, você com certeza não se perderá. Os trens Leonardo Express partem de meia em meia hora (perdeu um, pegue o próximo) e duram aproximadamente 30-35 minutos de percurso, já outros trens (os regionales), que vão fazendo baldeação, são mais baratos mas duram mais de uma hora!!! Recomendo, portanto, que deixe para comprar lá seus bilhetes, calcule aproximadamente uma hora e meia do trem de Florença para chegar no aeroporto (mas lembre de acrescentear antecedência para o vôo pois Fiumicino é enorme). Lembrando que nas estações de trem Italianas deve-se ter cuidado, se tiver muitas malas, com os ciganos que ficam se oferecendo para carregar sua mala – nunca aceite ajuda pois muitos tiveram problemas com eles. Não se preocupe em ser grossa, fale rispidamente um “Non” que eles somem. Bom, espero ter ajudado. Boa Viagem.

  10. Guida

    Vamos pra Roma em abril, e chegar numa cidade é sempre trabalhoso e estressante. com certeza anotei todas as dicas, vamos pegar o Leonardo Express e o táxi credenciado para o hotel, e vamos estar seguros pois vocês já deram todo o passo a passo! Valeu!

    1. MaeMy Autor da Postagem

      Olá, há a opção do trem regionale, bem mais em conta mas faz bastante baldeação. Táxi é muito caro, entre táxi ou o leonardo express prefiro o segundo. Vale lembrar que se for pegár táxi, pegar somente o identificado com adesivo na porta do mesmo, há alguns carros brancos com plaquinha que táxi apenas e que tentam usurpar o suado dinheirinho de turistas desinformados cobrando valores absurdos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: