Em um reino tão tão distante – As maravilhas de Londres

Chegar na terra da rainha foi muito especial para nós. Desembarcamos no terceiro maior aeroporto do mundo, enfrentamos uma fila quilométrica na imigração e após inúmeras perguntas, finalmente estávamos em um reino… A sensação de pisar em solo de uma família real era um pouco estranha pois, até aquele dia, rainha, rei e príncipes que tivemos contato haviam sido apenas os dos contos de fadas…

Nós e um dos famosos guardas da rainha...

Nós e um dos famosos guardas da rainha…

Nunca havíamos sentido toda hora transportados para os livros de história como foi em Londres. Apesar de ser uma cidade muito moderna, os capítulos sobre monarquia e feudalismo eram evocados em nossas mentes a cada esquina da cidade. Vamos falar sobre alguns lugares especiais que, sem dúvida, evocam a monarquia e os tempos feudais:
 O palácio de Buckingham
Buckingham Gate SW1A 1AA
O palácio de Buckingham debaixo de chuva... O que a rainha estaria fazendo naquele momento?

O palácio de Buckingham debaixo de chuva… O que a rainha estaria fazendo naquele momento?

Tivemos aqui nosso primeiro contato com os guardas reais, aqueles de chapéu peludo, que são mais lembrados do que a própria rainha Elizabeth quando se fala de Londres. É incrível a postura e rigor que eles seguem. Já a troca da guarda foi uma decepção para nós, pois chovia muito no dia e foi cancelada. Mesmo assim vale a pena, como todo bom turista, se pendurar nos portões do palácio, admirar a sua suntuosidade e imaginar o que rainha faz naquele momento. Ah, algumas vezes ele fica aberto para visitas guiadas, mas são difíceis de conseguir e deve-se agendar com muita antecedência…

A troca da guarda mais rápida do mundo debaixo de chuva... Sem banda sem pompa...

A troca da guarda mais rápida do mundo debaixo de chuva… Sem banda sem pompa…

 

A Torre de Londres
London EC3N 4AB

Este foi o melhor lugar que estivemos… Gastamos horas percorrendo cada cantinho deste castelo. As paredes respiram história de realezas que lá moraram, assassinatos ocorridos, dos prisioneiros que agonizaram, das torturas e execuções que ocorreram neste lugar.

A London Tower é um lugar fascinante. Sem dúvida não deve estar fora do seu roteiro...

A London Tower é um lugar fascinante. Sem dúvida não deve estar fora do seu roteiro…

Um show à parte foi a exposição das jóias da coroa britânica e vídeos da coroação da rainha Elizabeth. As armaduras e armas contam mais sobre a história de quando o lugar foi um arsenal. O diferencial dos demais museus que já visitamos é que as paredes, teto e piso fazem parte da história contada ali. Assim, a história não é simplesmente contada, e sim, você a vivencia. Aqui conhecemos outro tipo de guarda real, os “yeomans” ou “beefeaters” que são os cuidadores das jóias da coroa…

Um Yeoman sorridente, guarda da realeza...

Um Yeoman sorridente, guarda da realeza…

Uma curiosidade é que também são cuidadores de corvos!!! Isso mesmo! Há uma lenda que o Reino Britânico deixará de existir quando os corvos desaparecerem da Torre de Londres, por isso eles cuidam para que os bichos não voem para longe…

 

Big Ben e o Parlamento
Parliament Square SW1A 0AA

A Elizabeth Tower com o famoso Big Ben e o Parlamento às margens do Tâmisa.

A Elizabeth Tower com o famoso Big Ben e o Parlamento às margens do Tâmisa.

Outra visão clássica de Londres é o Parlamento e o Big Ben. Às margens do rio Tâmisa, não há como ir a Londres e não admirá-los… Poucos sabem que o termo Big Ben se deve ao sino e não à torre do relógio que contém este sino (que desde 2012 se chama Elizabeth Tower). Reconheço que morreria sem saber disso. Assim, não pudemos ver o Big Ben, mas ouvimos o seu badalar bem pertinho que chega a estremecer a gente por dentro… À noite possui um visual mais sombrio… Não deixe de vê-lo à noite…

 

Abadia de Westminster, Temple Church e St Paul Cathedral

Parliament Square SW1P 3PA
Temple Place, City of London EC4Y 7HL, Reino Unido
St Paul’s Churchyard EC4M 8AD

Estes lugares, sem dúvida, demonstram uma Londres de muito tempo atrás. A Abadia é historicamente um lugar de honrarias e eventos marcantes, como coroações e casamentos reais. Grandes ingleses estão sepultados lá e foi onde a rainha Elizabeth casou-se e foi coroada. O funeral da princesa Diana também ocorreu lá. Mas, este lugar está sendo mais lembrado ultimamente pelo seu último evento pomposo: o casamento da duquesa de Cambridge e o príncipe William.

A Abadia de Westminster em dia de evento. Simplesmente majestosa.

A Abadia de Westminster em dia de evento. Simplesmente majestosa.

Já a Temple Church é conhecida como a igreja dos templários, local onde há nove efígies de cavaleiros templários. Finalmente, a Catedral St Paul é um lugar imponente, ao entrar na catedral você se sente uma pequena formiga… Sua cúpula é a segunda maior do mundo, só perdendo para a Basílica de São Pedro. Foi onde a princesa Diana se casou com o príncipe Charles. A entrada costuma ser um pouco cara, se quiser subir na cúpula, mas pode-se entrar sem pagar nadinha sem visitar a cúpula, se estiver nos momentos de culto.

Catedral de St Paul tão imensa que não deu para enquadrá-la na foto

Catedral de St Paul tão imensa que não deu para enquadrá-la na foto 

Shakespeare’s Globe
21 New Globe Walk, City of London SE1 9DT

Uma reconstituição de como era o teatro do escritor mais famoso da Inglaterra. Onde eram apresentadas suas peças. Modernizaram em alguns aspectos, como alvenaria, mas mantiveram a arena a céu aberto que garantia entrada da luz natural. O teatro original (Globe Theatre) que ficava ali perto foi destruído em 1644 em um incêndio no palco.

 

Loja de Departamentos Liberty
210-220 Regent Street W1B 5AH

Liberty - só o charme deste lugar já compensa a visita.

Liberty – só o charme deste lugar já compensa a visita.

Andar por esta loja de departamentos vale muito a pena, nem que seja para admirar sua arquitetura já que seus produtos são bem carinhos… Lembra uma imensa casa feudal com colunas de madeira à vista e piso também de madeira. As seções são cheias de produtos de bom gosto. A parte da decoração de casa muito encantou a My, quase que tive que tirá-la à força de lá…
Vendo a rainha de perto

Maior ainda é o arrepio na espinha quando encontramos nada mais nada menos do que a própria rainha!!! Nada melhor do que lembrar a monarquia vendo uma rainha de pertinho!
Assim como nós, poucos acreditam que atravessariam o Oceano Atlântico e topariam com a própria Elizabeth a apenas alguns metros de nós…  Estávamos na ponte Westmister Bridge fazendo altas fotos do Parlamento quando ouvimos uma gritaria e carros passando. Demorou alguns segundos para cair a ficha quando vimos uma senhora de chapeuzinho dando tchauzinho. para a platéia. Estava indo para um evento na Abadia de Westminster.
A rainha Elizabeth - pena que só tive reação quando ela já estava longe... afff.

A rainha Elizabeth – pena que só tive reação quando ela já estava longe… afff.

Pena que não tivemos tempo hábil de fazer aquela foto perfeita… Mas a emoção ficou guardada no coração…

Esperamos que você também tenha essa sorte…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *