Conhecendo a Rota Romântica na Alemanha

Fazer as malas e partir é algo que nos enche os olhos de alegria! Melhor ainda quando seguimos com alguém que amamos… O destino de hoje tem tudo a ver se for feito com quem se ama, não que deva ser feito apenas com seu parceiro, mas que tem todo um charme a dois, isso tem! A Rota Romântica da Alemanha foi uma experiência única que marcou nossas vidas e temos o prazer de compartilhar com você querido leitor.

Um passeio mais que especial para se fazer com quem se ama!

Um passeio mais que especial para se fazer com quem se ama!

Como o próprio nome já diz, a rota romântica não é apenas um destino, mas um caminho de aproximadamente 380km entre charmosas e românticas cidadezinhas alemãs, através da Romantische StraBe. Muitos começam por Würzburg e terminam e Füssen, outros preferem fazer o caminho inverso, e foi este que decidimos seguir ao longo da nossa jornada.

Ela foi criada pelo governo alemão na década de 50 com intuito de melhorar a imagem do país, e deu certo! É um dos pontos turísticos alemães mais visitados anualmente.

– Quanto tempo reservar para cumprir a rota romântica?

Há alguns que fazem o percurso todo cidadezinha por cidadezinha. Outros preferem selecionar algumas principais e seguir viagem pegando “autobahns” para encurtar o percurso. Como dissemos, o percurso é de 350km, daria para fazê-lo de ponta à ponta em um dia apenas, mas com certeza você vai querer perder horas e horas em cada uma cidade mais encantadora do que outra. Independente da modalidade que escolher, no mínimo deverá cumprir em dois dias. Recomendamos ir em cinco dias para fazer o passeio bem com calma.

Cada cidade pequenina mas com muito charme...

Cada cidade pequenina mas com muito charme…

Infelizmente não tínhamos tanto tempo disponível como gostaríamos, mas valeram muito a pena os três dias reservados para visitar esse cantinho especial que amamos conhecer. Selecionar as cidades foi algo bem difícil pois ao ler sobre cada uma dava mais vontade ainda de fazer aquela parada…

Ainda está pensando se vale a pena conhecer? A vibrante Landsberg am Leach.

Ainda está pensando se vale a pena conhecer? A vibrante Landsberg am Leach.

– De que ir?

Você é quem decide! Pode muito bem alugar um carro – a opção que escolhemos e recomendamos. Achamos essa opção mais cômoda pela facilidade de personalizar seu roteiro do seu jeito. Também poderá ir de ônibus especial da Rota, quem sabe até de trem entre algumas cidades. Há quem faça a rota até de bicicleta! Não importa a modalidade escolhida, se prepare para dias estonteantes com paisagens magníficas e experiências indescritíveis.

Estradas pequenas com paisagens deslumbrantes devem ser apreciadas com tempo para que a viagem se torne inesquecível...

Estradas pequenas com paisagens deslumbrantes devem ser apreciadas com tempo para que a viagem se torne inesquecível…

– Como percorrer?

Não adianta tentar colocar em GPS que ele vai te jogar para as famosas 30 (as famosas auto-estradas alemãs), fazendo com que não percorra integralmente a rota. Foi o que nos aconteceu, colocamos as cidades que tínhamos mais interesse em visitar, dentro do tempo disponível e seguimos ele. Valeu a pena? Para quem não tinha muito tempo, sim. Pois fizemos passeios maravilhosos e não perdemos tempo com paradas que nos atrasariam. Uma dica é ir sem reservar hotel, pois assim terá mais flexibilidade. Nós não conseguimos sair do Brasil sem  ter pelo menos o hotel reservado. Quem sabe um dia aventuramos ir sem nada programado? Então tivemos que otimizar o passeio em função das hospedagens.

 – Que cidade escolher para se hospedar?

 Como dissemos, o ideal seria sair pela rota curtindo o que encontrasse pela frente sem preocupar em chegar a tempo para dormir. Mas não somos adeptos a tamanha aventura de correr o risco de ter que dormir no carro. Estávamos em mente com dois lugares mais charmosos que gostaríamos de passar a noite… Assim, engessamos um pouco o passeio e fomos muito bem presenteados com momentos incríveis…

Fuessen é uma das cidades que não podemos deixar de visitar. Muitos escolhem esta cidade para pernoitar...

Fuessen é uma das cidades que não podemos deixar de visitar. Muitos escolhem esta cidade para pernoitar…

Como entramos na Alemanha por Munique e não Friburg, decidimos fazer o caminho inverso do habitual. Conhecemos primeiro a atração top-da-rota para depois subir o percurso: o Castelo de Neuchwanstein que por si só vale muitos posts. Fizemos questão de visitá-lo no Dia dos Namorados (o do Brasil)!  Gostamos tanto do castelo que decidimos dormir aos pés dele, (no Hotel Mueller, localizado no distrito de Hohenschwangau, pertinho de Füssen).

Este castelo magnífico inspirou Walt Disney na criação do castelo da Cinderella.

Este castelo magnífico inspirou Walt Disney na criação do castelo da Cinderella.

Dali só fomos dormir em Rothenburg ob der Tauber, que vale outros mil posts de tão charmosa a cidadezinha. O percurso entre o castelo e Rothenburg teve que ser corrido, se fôssemos novamente, arrumaria mais um dia para pernoitar em uma das demais cidades entre eles.

Rothenburg Ob der Tauber, nos arrancou os mais profundos suspiros.

Rothenburg Ob der Tauber, nos arrancou os mais profundos suspiros.

– Planejando a viagem à Rota Romântica

Nós fomos no início de junho e amamos! Não fazia muito calor durante todo o percurso quase não chove. Pesquisar sobre o lugar foi difícil pois nos encantávamos a cada cidade do roteiro. Há pouco material completo na internet. No final deste post temos outros blogs listados para ler mais.

A cereja do Bolo que não pode faltar no seu roteiro: visitar o Castelo de Neuchwanstein...

A cereja do Bolo que não pode faltar no seu roteiro: visitar o Castelo de Neuchwanstein…

Uma dica legal que vale a pena se tiver programando com muita antecedência é a compra do guia de viagem do site: Romantische StraBe, clicando aqui. A entrega do mesmo demora um bocado porque vem pelos correios de lá da Alemanha… Valeu muito, pois tem tudo explicadinho. Compramos o “Picture guide“. Infelizmente não há opção de guia em português.

E você? Já sonhou acordado ao passear por estas cidades? Esperamos que tenham gostado e em breve teremos mais…

– Rota Romântica em outros Blogs:

Site oficial.

Vícios de Viagem – por Caroline Guelber

Pequenos monstros – por Felipe Pacheco e Debbie Corrano

Viagens que sonhamos – por Francine Agnoleto

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: