Roteiro de Milão em apenas um dia

A capital mundial da moda apresenta muitos atrativos para seus visitantes, mas muitas vezes é deixada de lado ou reduzido o tempo de permanência na mesma, ao contrário de outras cidades italianas. Ficamos lá por três dias e ainda assim achamos muito pouco. Mas se você não tem como prolongar sua estadia e quer aproveitar para conhecer um pouquinho de Milão, fizemos um roteiro do mínimo esssencial de Milano, ou Milão.

Milão em apenas um dia - será possível???

Milão em apenas um dia – será possível???

Cada turista tem seu ritmo e suas preferências, você poderá adaptar seu roteiro como preferir. Vamos conhecer?

O ponto de partida deste roteiro não poderia ser outro, a Piaza Duomo.

A enorme Piazza Duomo, Muita gente e muitos pombos...

A enorme Piazza Duomo, Muita gente e muitos pombos…

Aqui fica localizada o Duomo, a terceitra maior catedral do mundo, que encanta mais pela sua fachada que seu interior. Sua construção durou mais de quatro séculos para ser finalizada, ao colocarem a Madoninna, uma estátua dourada que vigia a cidade lá do alto. Seu interior é mais simples, sem muita graça. A melhor parte é subir em seus telhados para admirar a cidade de lá do alto. Como não tínhamos muito tempo disponível, pulamos essa parte. ( obs – saiba como subir no telhado neste blog).

Não há como não ficar arrepiado ao ver tamanha imponência da quarta maior catedral do mundo...

Não há como não ficar arrepiado ao ver tamanha imponência da quarta maior catedral do mundo…

Uma curiosidade é que para o transporte de tanto mármore até o local da catedral, construiram canais artificiais, os Navigli, que ligavam os rios Pó e Ticino ao lago de Como e facilitavam assim a construção dessa imensa obra de arte.

Seguimos agora para a Galeria Vittorio Emanuelle, um lugar que respira elegância. Esse cartão postal da cidade foi o primeiro centro comercial coberto do mundo! Aproveite para fazer uma pausa no famoso Bibi Caffé, tradicionalíssimo! Admire os lindos mosaicos que decoram as paredes e o chão deste lugar.

Entrada da Galeria Vittorio Emanuelle, um dos pontos turísticos mais visados em Milão.

Entrada da Galeria Vittorio Emanuelle, um dos pontos turísticos mais visados em Milão.

A Galeria foi reformada nos anos 60 após a Segunda Guerra Mundial, mas mantém sua beleza das arcadas de vidro e painéis de mosaico. O chão também é um espetáculo à parte. Observar a representação de quatro cidades que já foram capitais italianas: Milão, Turim, Florença e Roma, a atual. Se observar o touro de Turim está sempre se deteriorando em suas partes íntimas, é que há uma tradição de turistas que usam este lugar para pisar e girar sobre o calcanhar direito três vezes, para ter sorte…

Galeria Vittorio Emanuelle um espetáculo de beleza e glamour...

Galeria Vittorio Emanuelle um espetáculo de beleza e glamour…

Detalhe para a bela arquitetura da Galeria Vittorio Emanuelle.

Detalhe para a bela arquitetura da Galeria Vittorio Emanuelle.

O coitado do Touro de Turim...

O coitado do Touro de Turim…

Gucci, Louis Vuitton, Prada, dá para ter uma noção do peso das lojas dessa galeria, não? Seus olhos cansaram de tanto luxo? Que tal descansar na Piazza della Scala?

Piazza della Scalla, com o monumento a um dos seus moradores mais ilustres, Leonardo da Vinci.

Piazza della Scalla, com o monumento a um dos seus moradores mais ilustres, Leonardo da Vinci.

Essa praça é cercada por árvores e bancos, onde você poderá descansar e admirar o monumento a um dos gênios da humanidade que já pisou por ali, o Leonardo da Vinci, que fica encarando o Teatro alla Scala. Se você nunca ouviu falar deste teatro, trata-se de uma das casas de ópera mais conceituada do mundo! Sua acústica é fabulosa e foi aqui que o famoso Verdi apresentou muitas de suas obras.

Teatro alla Scalla, não conheceríamos sua importância se olhássemos apenas seu exterior.

Teatro alla Scalla, não conheceríamos sua importância se olhássemos apenas seu exterior.

Quer ainda fazer uma comprinha? Que tal seguir para o Quadrilátero d’Oro? Delimitado pelas vias Montenapoleone, della Spiga, Sant’ Andrea e Borgospesso, aqui você encontra tudo o que há de mais atual no assunto da moda.

Um passeio pelo Quadrilátero d' Oro

Um passeio pelo Quadrilátero d’ Oro

Uma das milhares vitrines de Milão

Uma das milhares vitrines de Milão

Partiremos agora para outro cantinho de Milão que também deve estar nos “must see”: o Castelo Sforzesco! Isso mesmo! Milão tem um castelo medieval daqueles de filmes, com direito a fosso e ponte e muito mais.

Castelo Sforzesco, hoje um conjunto de museus de arte valiosíssima...

Castelo Sforzesco, hoje um conjunto de museus de arte valiosíssima…

O castelo atual foi construído em XV por Francesco Sforza, já foi um palácio ducal e tomado por Napoleão. Ocupava muito mais do que hoje ocupa, chegou a comportar mais de 4000 homens.

Uma das entradas sobre a ponte, lembra filmes medievais...

Uma das entradas sobre a ponte, lembra filmes medievais…

As muralhas do Castelo Sforzesco

As muralhas do Castelo Sforzesco

No pátio do Castelo

No pátio do Castelo

Umas janelas bonitinhas na  muralha do Castelo Sforzesco

Umas janelas bonitinhas na muralha do Castelo Sforzesco

Muito emocionante andar por ele, ver o fosso a ponte e portões de entrada, se tivéssemos mais tempo com certeza vale a pena visitar um dos mais variados museus que a fortaleza abriga, pasmem, são 14 museus! Aqui se encontra a Pietá Rondanini, a última obra de Michelangelo que ficou inacabada.

O pátio interno de Sforzesco.

O pátio interno de Sforzesco.

O fosso do Castelo, pena que não há mais água e jacarés...

O fosso do Castelo, pena que não há mais água e jacarés…

Cansou da correria? Vamos dar um pulinho no Parco Sempione? Este é um parque verde que fica aos fundos do Castelo, deu uma vontade de vir morar aqui só para passear neste parque de vez em quando…

Arco da Paz no Parco Sempione. Lembra muito o Arco do Carroussel em Paris. Por que será?

Arco da Paz no Parco Sempione. Lembra muito o Arco do Carroussel em Paris. Por que será?

Agora, finalizada a maratona, você deverá estar super cansado do passeio, mas com certeza terá uma vontade de esticar um pouquinho mais sua estadia aqui. Até a próxima.

Segue um mapa que criei com as atrações citadas:

Se não conseguir vê-lo clique aqui.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários sobre “Roteiro de Milão em apenas um dia

  1. Pingback: Viajadas da Semana #14 - Viajadas

  2. Eros

    Eu passei por esse roteiro em setembro passado e adorei. Tive a sorte do Castelo Sforzesco ter entrada gratuita no dia em que o visitei. Sobre o Duomo: é a igreja que possui a fachada mais bonita que eu vi em minha vida! Fiquei embasbacado com tanta riqueza nos detalhes, não tem como ser diferente. Parabéns ao vocês daqui do blog que nos incentivam a conhecer esses lugares inesquecíveis. Eu tirei muita informação para a minha viagem daqui e isso facilitou bastante meus passeios. Obrigado por isso! Ótimas viagens!

    1. MaeMy Autor da Postagem

      Valeu Eros!!! Que bom que gostou e que nosso blog foi muito útil. Ficamos muito felizes com esse feedback. Mais uma vez muito obrigado!!!
      Marcelo e Myriam 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: